sábado, 1 de dezembro de 2007

Primeiro de Dezembro

Escrevo o primeiro post do mês de Dezembro, data essa que nos faz aperceber de algo: vem aí o Natal. Ai, ai, meu Deus, tanta excitação… O primeiro Natal do Turbilhão de Desassossegos! Ai que bom!

Eu, pessoalmente, não gosto do Natal. OK, acho piada às músicas, às luzinhas, aos presentes, mas o espírito… onde é que ele anda? Ter-se-á perdido? Talvez. Mas que já não está entre nós, lá isso não está.

A época natalícia é das coisas mais hipócritas que por cá se faz. Consegue fazer com que os discursos do Sócrates pareçam genuínos. Durante 11 meses ninguém se lembra dos pobrezinhos, dos coitadinhos que vivem em caixas de cartão à porta do Nicola, mas, por obra e graça do Espírito Santo, assim que a Coca-Cola começa a emitir os seus anúncios, todos se lembram de dar comida, brinquedos, cobertores, e uma série de coisas que as centenas de associações precisam. E isto é bonito, sim, mas devia ser durante todo o ano, não acham?...

Não pensem que só estou aqui para dizer mal, acho apenas que a ideia do Natal tem vindo a mudar radicalmente - e até podia estar a mudar para melhor, mas não! Estamos cada vez menos altruístas, mais egoístas, mais hipócritas e mais consumistas (rima e é verdade!).

Vamos lá! Vamos portugueses! Sejamos altruístas! Sejamos amigos de quem mais precisa todo o ano! Em Dezembro, em Janeiro, em Fevereiro e no resto do ano todo! “Desipocrizemos” o Natal!

Eu? O que é que quero para o Natal? Fácil. Amigos (q.b.), uma litrosa, três pacotes de amendoins e um labrador. Branco, de preferência…

5 comentários:

Anônimo disse...

bons textos.. bom blog n haja duvida

Anônimo disse...

Apoio-t totalmente! Infelizmente o Natal hoje em dia gira apenas a volta do consumismo, penso q sao poucas as familias q o festejem pela religião em si. E pena q nem para toda a gente o espirito natalicio se prolongue durante o ano, ms deviams dar o devido merito a todos aqueles voluntarios de inumeras associaçoes q ao longo do ano fazem esforços para fazer a diferença na vida d alguem.

Aproveito para vos dizer q axo o blog a vossa melhor ideia dos ultimos tempos, esta mt bom, pessoas cmo vcs precisavam mm de um "sitio" para se exprimirem. Continuem a escrever pq ja sabem vao ter smp aqui alguem pa ler :P

P.S.: Ja somos dois q querem um labrador como prenda, s alguem nos quisesse fazer sorrir este Natal... lol

Anônimo disse...

uma litrosa só? ja deu pa ver q matamos os 3 aqilo logo ali em 20minutos. orienta áí un pistachios e uns cajuszinhos sim?

Anônimo disse...

Já dizia aquele gajo de óculos
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada é livre

Anônimo disse...

kem escreveu esse texto?
não concordo, eu gosto muito da natal, gosto muito de ver a familia toda junta, com a lareira, as comidas e os aperitivos tipicos, etc.
Muitas vezes é a epoca, ou os 2 dias durante os quais eskecemos tantos problemas e damos mais valor à familia e vemos o quao importante ela é...
Viva o NATAL, vamos todos gastar muito dinheiro, comprar muitas prendas com o subsidio (kem o recebe), se for preciso peçam emprestimos pa comprarem prendas pa todos.
Viva o NATAL